Você é capaz de pensar em alguma atividade que não dependa da memória? Todos os dias, a qualquer momento, nossa memória é solicitada. Quase tudo o que se faz depende da memória. Desde atividades mais intelectualizadas como aprender uma língua estrangeira, interpretar um texto e defender uma idéia, até as consideradas não intelectuais, tais como subir escadas, carregar pesos, lavar pratos, escovar os dentes, dependem da capacidade de recordar.
Você no sofá pode não acreditar, mas fazer Pilates e Treinamento Funcional é tão bom para o cérebro quanto para o corpo. Quando conseguimos vencer a preguiça e encontramos um exercício prazeroso, gostamos tanto que sentimos falta dele. Treinamento funcional é o programa de exercícios planejado para melhorar a atuação dos mecanismos pro- prioceptivos e gerar melhor postura e maior equilíbrio. Durante as aulas de Pilates e Treinamento Funcional criamos propositadamente situações de instabilidade, trabalhamos os mecanismos proprioceptivos de maneira voluntária (ex: uso do core board, bola suíça, rolo, rubber bands, cama elástica, extensores, pranchas de equilíbrio etc) e, o mecanismo proprioceptivo atuará involuntariamente, através de reflexos inconscientes, de maneira a proteger tal articulação de uma eventual lesão (por exemplo quando pisamos num buraco vários músculos se contraem rapidamente, tentando evitar que o tornozelo seja lesionado). Propriocepção pode ser resumido como o processo que permite ao corpo manter estabilidade e orientação enquanto se movimenta.
Por que Pilates e Treinamento funcional são um excelente treinamento para o cérebro:
1 - quem faz Treinamento Funcional e Pilates regularmente tem um risco menor de sofrer pequenos e grandes acidentes vasculares cerebrais, por melhorar a saúde cardiovascular e a irrigação sanguínea do cérebro.
2 - além de estimular o sistema de recompensa, o que nos deixa satisfeitos e até eufóricos durante o esforço, o Pilates faz o cérebro produzir prolactina, um hormônio que tem ação calmante e endorfinas, que colaboram para o aumento do prazer e ainda reduzem a dor.
3 - ao usar os músculos o exercício dá fim a toda àquela tensão acumulada. O corpo, finalmente, relaxa e isso acalma também o cérebro. Por isso, a aula de Pilates no fim do dia é desestressante.
4 - a rotina de Pilates faz aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático, aquele que promove a digestão e o crescimento, protege o coração, e ainda age como um freio contra o estresse, a longo prazo.
5 - O exercício físico favorece algo que, até recentemente, se achava impossível: o nascimento de neurônios novos no cérebro, mais precisamente no hipocampo. O Treinamento Funcional e Pilates protegem o cérebro de acidentes vasculares, aplaca a dor, alivia a tensão do corpo, acalma o cérebro, desestressa a curto e longo prazo, melhora a memória e ainda dá prazer.
Então? Que tal começar a se exercitar?