Rua Marquês de São Vicente, 90 - Sala 203. Gávea, RJ. Telefone: 25122191

Osteoporose... é melhor prevenir do que tratar!

Treinamento em plataforma vibratória (continuação)

Na matéria de Abril vimos a origem do treinamento, o que é a doença, qual o método de prevenção e o que é o aparelho. Agora veremos como ele funciona e como a plataforma vibratória atua.
A trepidação da plataforma provoca instabilidade no corpo, pois, cada vibração provoca um reflexo muscular involuntário de até 300 contrações por minuto com recursos para estimular todo o corpo. Além disso, estas contrações involuntárias promovem reflexos naturais em todos os músculos e ossos envolvidos em cada articulação do corpo, desenvolvendo músculos e ossos mais fortes. O segredo dessa nova tecnologia está na precisão das vibrações combinadas com os movimentos de estabilização do core ( músculos do assoalho pélvico e abdome), na minimização do alto impacto que poderia causar dor ou desconforto, na utilização de movimentos de simples execução que não exigem grande coordenação motora ou flexibilidade, em uma rotina de exercícios progressivos adaptados de forma individual, e que traz resultados surpreendentes, uma melhora incrível da força, da resistência e da condição física.
Esta é uma verdadeira inovação em treinamento e condicionamento físico garantindo hipertrofia das fibras musculares e aumento da densidade óssea. A plataforma vibratória estimula exatamente as fibras de ação rápida, além de incentivar a formação de massa óssea, o que faz com que a musculatura do idoso melhore, impedindo que ele sofra quedas. Com o estímulo da plataforma, as pessoas passam a ter mais força para fazer suas atividades diárias. As plataformas vibratórias são indicadas como tratamento coadjuvante da osteoporose. Um estudo realizado nos Estados Unidos com 70 mulheres na fase pós-menopausa mostrou que vibrações de baixa intensidade aplicadas durante 20 minutos diários podem inibir efetivamente a perda óssea na região da coluna e do fêmur. É importante ressaltar que, apesar de sua eficácia, as plataformas vibratórias não dispensam o tratamento farmacológico da doença.
Prevenir a osteoporose é mais fácil do que tratar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário