Rua Marquês de São Vicente, 90 - Sala 203. Gávea, RJ. Telefone: 25122191

Mudando o jeito de exercitar o corpo... Qual a melhor opção?

As pesquisas das ciências do esporte estão sempre evoluindo, buscando aumentar a eficiência das técnicas, transformando e atualizando as diferentes abordagens para o condicionamento físico. Seus achados nos levam a repensar e redefinir os conceitos de condicionamento físico e atividade física em geral.
São muitas as novas propostas para entrar em forma de maneira eficiente e adequada a cada um de nós. Hoje temos vários sistemas de treinamento proprioceptivo como Treinamento Funcional Resistido, Treinamento Suspendido, TRX, Sling Training, Flying Training, Pilates Funcional, Pilates Clássico, Treinamento Resistido, Kinesis, Holistic Training ou Treinamento com Plataforma Vibratória. Mas o que esses novos sistemas apresentam em comum é a funcionalidade.
O Treinamento Funcional é conhecido pela constante atualização de sua abordagem para as mais diversas necessidades desde as tarefas do dia a dia, até o treinamento esportivo de alto nível. Cada ser humano tem um estilo diferente de vida. O Treinamento Fun­cional deve ser estruturado respeitando os objetivos e considerando as limitações de cada individuo. Um dos melhores exemplos de aplicação dessa técnica é o método Pilates Funcional, que é baseado no Método Pilates que acabou inspirando a criação do Kinesis e do Holistic Training, dentre outros.
O Método Pilates foi desenvolvido em 1920 por Joe Pilates. A princípio foi denominado “Contrology” para mais tarde vir a ser conhecido como “Método Pilates”. Essa metodologia apresenta soluções cine­siológicas tanto de treinamento como de reabilitação, para atletas e não atletas. O Método Pilates reeduca movimentos mecanicamente desorganizados, treina o corpo para realização de movimentos variados e pro­move o bem-estar físico e mental. Devido as suas características e resulta­dos, o método ganhou aderência de profissionais de dança e atletas de todas as modalidades esporti­vas, que reconheceram essa metodologia como o melhor programa para reabilitar lesões e desen­volver a força dos mús­culos do Core (lombar, transverso, oblíquos e músculos do assoalho pélvico). Acompanhando as pesquisas na área de condiciona­mento físico, esse método evoluiu criando o Método Pilates Funcional. Utilizando-se dos avanços científicos de condicionamento físico, esse método incorpora novas modalidades de condicionamento físico, pro­piciando uma abordagem técnica mais abrangente e, portanto mais eficiente. O Pilates Funcional incorpora Circuit Training, Pilates Cardio, Plataforma Vibratória, Treinamento de Hipertrofia, TRX, Sling Training, Treinamentos Aeróbico, Suspendido, Intervalado e Funcional aos fundamentos do Método Pilates original. Dentro de tantas técnicas desenvolvidas pela Ciência do Esporte destacamos as modalidades de treinamento funcional como o Treinamento TRX que é uma téc­nica patenteada pelos militares da força de operações especiais da marinha americana, os Navy Seals. Ele desenvolve a capacidade funcional e alcança alto nível de força no Core, através do aumento do controle neuromuscular, da flexibilidade dinâmica, e da força funcional total. Da metodologia do TRX ramificaram as técnicas de Sling Training, Treinamento Suspendido e Treinamento Resistido.
O Treinamento Plataforma Vibratória foi desenvol­vido na década de 80, na antiga União Soviética, com o propósito de combater a perda de densidade óssea e massa muscular em astronautas durante a permanência em atmosfera sem ação de força gravitacional.
Como podemos ver, são inúmeros os recursos para motivar e garantir ao praticante um corpo saudável para enfrentar, sem grandes dificuldades, os desafios do dia a dia, da prática esportiva, e do processo natural de envelhecimento. Cabe a você escolher um profissional capacitado e bem preparado, pois, orientado de forma inadequada, qualquer desses treinamentos pode lesar seriamente as articulações. E não esqueça: é fundamen­tal que os exercícios sejam feitos com regularidade.
Bons treinos, e excelentes resultados!

Pilates e a Dança

A técnica de Joe Pilates  foi desenvolvida em 1920 , ainda durante a guerra na Europa, e a princípio foi denominada  “Contrology  ” para mais tarde vir a ser conhecida como “Método Pilates”.

 O foco do Método era apresentar soluções cinesiológicas tanto de treinamento como de reabilitação para atletas e não atletas,  incluindo profissionais de dança que viram no Método um grande aliado para reabilitar lesões e desenvolver a força dos músculos do Core, reeducar movimentos mecanicamente desorganizados, treinar o corpo para realização de movimentos variados e promover bem estar físico e mental, ferramentas tão importantes para bailarinos.

A natureza fluida do método desenvolvido por Joseph Pilates  promove a economia de movimento, e pode ser facilmente incorporado ao programa de treinamento dos bailarinos, como um conjunto de exercícios usando a respiração e movimento combinados. 

Em 1926, Joseph Hubertus Pilates se mudou para Nova York com sua mulher Clara e abriu um Estúdio perto do New York City Ballet e logo seu trabalho começou a ser conhecido e apreciado por bailarinos e coreógrafos.

Já em 1940 , Pilates e seu método de treinamento começaram a alcançar notoriedade na comunidade da dança, e nesta mesma época,  Ron Fletcher, bailarino da Compania de Dança Martha Graham, começou seus estudos de Pilates com Joe e Clara.
Ron Fletcher incorporou à técnica de Pilates sua experiência em dança moderna e adicionou ao método o princípio da “coluna neutra” e o “port de bras” combinados com os gloriosos movimentos de Martha Graham.  Clara estimulou Fletcher a dar continuidade ao  Método Pilates.   Ron Fletcher mudou-se para Los Angeles  e abriu seu estúdio lá em um famoso endereço,  atraindo com sua técnica de condicionamento físico e conecção espiritual,  artistas e estrelas de Hollywood.  O mérito da divulgação do Método Pilates entre 1970 e 1980 se deve a Ron Fletcher e sua famosa clientela.

Hoje, um grande número de universidades da Europa e EUA oferece Pilates na grade curricular dos seus cursos de dança e grandes companhias internacionais de dança , utilizam o método para treinamento dos seus bailarinos. Bailarinos de todos os níveis podem se beneficiar da prática de Pilates, e conseguir melhorar sua habilidade na dança.

Pilates como preparação física no futebol

Técnicos e treinadores do mundo todo têm cada vez mais incluído Pilates no programa
de preparação física de atletas das mais diferentes modalidades esportivas. O  treinamento e a preparação física dos jogadores de futebol através do Método Pilates são feitos pela adaptação dos movimentos e conteúdos específicos do futebol nos aparelhos e acessórios desenvolvidos por Joseph Pilates, em 1920. O treinamento funcional através do Método Pilates, direcionado para um esporte com características específicas como o futebol, traz grandes benefícios ao atleta.
Com a movimentação imitando o próprio gesto específico do jogo de futebol nos aparelhos e equipamentos de Pilates, o atleta desenvolve a conscientização em relação ao próprio corpo. Uma das causas frequentes de lesões no futebol é o desequilíbrio muscular que devido à diferença de força e flexibilidade entre grupos musculares que atuam em uma mesma articulação. Com o treinamento Pilates o jogador organiza as cadeias musculares, e evita dessa forma disfunções e desequilíbrios musculares, que além de lesões, reduzem o desempenho do atleta no jogo. O treinamento Pilates procura, através de situações semelhantes e integradas ao jogo, estimular os jogadores para a realização de movimentos de coordenação motora complexa, desenvolver o equilíbrio, o fortalecimento da musculatura do Core (músculos do assoalho pélvico, abdome e estabilizadores da coluna), a amplitude articular e o controle emocional através da reeducação da respiração. Reduz, também, a tensão e o desgaste energético dos músculos envolvidos nos movimentos específicos do futebol, atuando desta forma na prevenção e na reabilitação de lesões.
O futebol tem uma dinâmica específica e características mutáveis. As exigências de competição são cada vez mais elevadas e a preparação física do jogador através do Método Pilates tem que se adaptar a essas exigências, buscando uma maior especificidade, somando métodos tradicionais de treinamento há metodologias atuais, visando uma preparação física para os atletas que venha suprir realmente as suas necessidades. O treinamento Pilates adaptado às características do jogo de Futebol e voltado para as evidentes necessidades do jogador de futebol que são a força, a velocidade e as capacidades coordenativas, atua como uma ferramenta importante na melhora dessas capacidades físicas, elevando o rendimento individual do atleta e de toda equipe.
Pilates valoriza muito a interação do corpo e da mente para que haja perfeita harmonia e menor gasto de energia durante a realização das atividades da vida diária e dos esportes proporcionando saúde e bem-estar.
Foco na mente e equilíbrio no corpo.

Praticar Pilates faz bem para a memória


Você é capaz de pensar em alguma atividade que não dependa da memória? Todos os dias, a qualquer momento, nossa memória é solicitada. Quase tudo o que se faz depende da memória. Desde atividades mais intelectualizadas como aprender uma língua estrangeira, interpretar um texto e defender uma idéia, até as consideradas não intelectuais, tais como subir escadas, carregar pesos, lavar pratos, escovar os dentes, dependem da capacidade de recordar.
Você no sofá pode não acreditar, mas fazer Pilates e Treinamento Funcional é tão bom para o  cérebro quanto para o corpo. Quando conseguimos vencer a preguiça e encontramos um exercício prazeroso, gostamos tanto que sentimos falta dele. Treinamento funcional é o programa de exercícios planejado para melhorar a atuação dos mecanismos pro- prioceptivos e gerar melhor postura e maior equilíbrio. Durante as aulas de Pilates e Treinamento Funcional criamos  propositadamente situações de instabilidade, trabalhamos os mecanismos proprioceptivos de maneira voluntária (ex: uso do core board, bola suíça, rolo, rubber bands, cama elástica, extensores, pranchas de equilíbrio etc) e, o mecanismo proprioceptivo atuará involuntariamente, através de reflexos inconscientes, de maneira a proteger tal articulação de uma eventual lesão (por exemplo quando pisamos num buraco vários músculos se contraem rapidamente, tentando evitar que o tornozelo seja lesionado). Propriocepção pode ser resumido como o processo que permite ao corpo manter estabilidade e orientação enquanto se movimenta.
Por que Pilates e Treinamento funcional são um excelente treinamento para o cérebro:
1 - quem faz Treinamento Funcional e Pilates regularmente tem um risco menor de sofrer pequenos e grandes acidentes vasculares cerebrais, por melhorar a saúde cardiovascular e a irrigação sanguínea do cérebro.
2 - além de estimular o sistema de recompensa, o que nos deixa satisfeitos e até eufóricos durante o esforço, o Pilates faz o cérebro produzir prolactina, um hormônio que tem ação calmante e  endorfinas, que colaboram para o aumento do prazer e ainda reduzem a dor.
3 - ao usar os músculos o exercício dá fim a toda àquela tensão acumulada. O corpo, finalmente, relaxa e isso acalma também o cérebro. Por isso, a aula de Pilates no fim do dia é desestressante.
4 - a rotina de Pilates faz aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático, aquele que promove a digestão e o crescimento, protege o coração, e ainda age como um freio contra o estresse, a longo prazo.
5 - O exercício físico favorece algo que, até recentemente, se achava impossível: o nascimento de neurônios novos no cérebro, mais precisamente no hipocampo. O Treinamento Funcional e Pilates protegem o cérebro de acidentes vasculares, aplaca a dor, alivia a tensão do corpo, acalma o cérebro, desestressa a curto e longo prazo, melhora a memória e ainda dá prazer.
Então? Que tal começar a se exercitar?

MOVIMENTOS ELEGANTES E POSTURA SAUDÁVEL COM PILATES


Respire e solte todo o ar, sentindo seu abdome encolher ao máximo – como se o umbigo fosse colar nas costas – e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina... Pena que dure só até a próxima respiração!Você pode, porém, preservar esse momento mágico para sempre, pois o método ensina a respirar, ativando a musculatura interna do abdome, criando o gesto automático de manter a musculatura do assoalho pélvico sempre ativado, independente do que você esteja fazendo. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates – estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro – como nos movimentos feitos no chão – técnica conhecida como Mat Pilates -, os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. “ Os corpos treinados pelo métodoficam fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes”.
Corpo trabalhado sem musculação
Para quem não gosta do ambiente agitado das academias, praticar Pilates é ideal, pois permite um copo trabalhado sem riscos de lesão e com muita variedade de movimentos durante os treinos. De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress. Ufa!
Definição do Método Pilates pelo próprio Joseph H. Pilates
-Pilates é na cultura física a forma de uma nova arte e ciência. É completa coordenação de corpo, mente e espírito”.
- “ Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões  os outros perceberão a diferença, e com 30 sessões você terá  um novo corpo”.
-Pilates não é mente ou corpo, e sim mente e corpo”.
-  “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”.
-  “O sistema humano depende da vitalidade do corpo, da harmonia entre corpo-mente que resulta no equilíbrio perfeito”.
-Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige
posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o
espírito”.
- “Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada, valem por muitas horas de ginástica”.
-  “ Se aos 30 annos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”.
-  “ Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando”.

Não é a toa que o Pilates conquista novos adeptos. Pratique Pilates e tenha movimentos elegantes e postura saudável no seu dia a dia!

Pilates Funcional


Praticar exercícios de forma correta não dá dor na coluna




Andar, sentar, dirigir, escovar os dentes são atividades comuns do dia a dia,   que se não forem executados corretamente, repercutem diretamente na   qualidade de vida. Se algum segmento do nosso corpo estiver bloqueado,   não existirá o movimento harmonioso do corpo. Quem nunca acordou   travado” ou sentiu ao menos uma “fisgada” na coluna, depois de um dia   intenso de trabalho, pode se considerar parte de uma parcela privilegiada   da população. Isso porque os problemas de coluna, nos últimos anos, têm   sido cada vez mais freqüentes.
  O fator complicador é que muitas das pessoas que sofrem de dores na   coluna não procuram treinamento adequado e investem em terapias que   oferecem  alívio rápido, porém, não definitivo.
A lombalgia, comumente chamada de dor nas costas é causada por instabilidade lombar e desencadeada por diversas situações. Após ou durante uma longa caminhada ou corrida, ela pode surgir, porém, a causa não é a atividade física, mas, dentre outros fatores, podemos citar o desalinhamento articular, pouco alongamento, a fraqueza muscular e a tensão miofascial. 
Com o treinamento de Pilates Funcional obtém-se uma diminuição das tensões musculares ( relaxamento), melhora da amplitude de movimento, da consciência corporal e melhora da circulação.
O Treinamento Funcional promove o fortalecimento dos músculos do Core ( multífidos e transverso do abdome), a estabilização da coluna vertebral e com isso conseguimos beneficiar a manutenção do equilíbrio e o favorecimento da postura.
Com os exercícios específicos do treinamento de Pilates Funcional conseguimos a reorganização do sistema músculo-esquelético, a correção do desalinhamento articular, o equilíbrio biomecânico das articulações e das cadeias musculares.
Você deve começar a se cuidar já!

Pilates funcional - um novo conceito!

Não há nada mais estimulante e propulsor que um sentimento de transformação. Transformamos, a cada dia, a nossa vida e nós mesmos. Um instante nunca é igual ao outro, assim como nosso corpo é vivo e mutante. O treinamento funcional é conhecido pela constante transformação e atualização da sua abordagem para a adaptação das mais diversas necessidades do treinamento esportivo. Queremos também transformar, atualizar e evoluir  as tendências do conceito em Pilates, visando a maior eficiência e especificidade para atender melhor os alunos, entender seus desejos e personificar os seus treinos.
Cada aluno tem uma alma e um estilo diferente de vida. O treinamento tem que ser feito para cada pessoa, com a cara daquela pessoa.
O Pilates funcional é um método moderno de condicionamento físico que tem como objetivo trazer um novo conceito em treinamento Pilates. Visa a aumentar a eficiência da técnica incorporando ao método o treinamento aeróbico, plataforma vibratória, treinamento de hipertrofia Smáx, dança, RPG, isostreching e treinamento funcional para promover qualidade de vida.
Os movimentos modernos do Pilates aumentam a capacidade funcional, desenvolvendo um alto nível de força no centro corporal (core ), ampliando o controle neuromuscular, a flexibilidade dinâmica e a força funcional total.
Por que associar plataforma vibratória com o método Pilates?
Além dos benefícios já conhecidos deste método, quando associamos  a vibração, potencializamos seus efeitos, já que, a plataforma vibratória é hoje uma poderosa ferramenta para manter a forma e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Durante a aula é possível avaliar claramente os efeitos da vibração, tais como:
§  A totalidade dos músculos envolvidos na atividade que são recrutados
§  A freqüência cardíaca se eleva proporcionando um aumento da circulação sanguínea e do desgaste calórico
§  Reforço da estrutura óssea
§  Aumento do tônus muscular
§  Aceleração do metabolismo
§  Aumento da coordenação motora e equilíbrio
§  Melhora da circulação e oxigenação sanguínea
§  Melhora das tensões e dores crônicas
§  Drenagem linfática, com efeitos benéficos contra a celulite e para perda da gordura corporal
§  Controle da respiração
§  Melhora capacidade de controlar o movimento
Como as pesquisas científicas para treinamento de atletas de alto nível não param, podemos nos beneficiar dessas descobertas e mudanças para revitalizar nosso conceito de Pilates e você pode renovar o seu corpo e a sua vida seguindo sempre as novidades.
Antes de iniciar seu treinamento em Pilates Funcional certifique-se que os professores possuem uma graduação em Educação Física ou Fisioterapia com curso de formação completa neste método, curso de plataforma vibratória com capacitação e treinamento através do método Pilates, além de outros cursos de aprimoramento e especialização.
Aproveite as novas tendências e dê ao seu corpo o melhor em treinamento físico... Pilates Funcional

Osteoporose... é melhor prevenir do que tratar!

Treinamento em plataforma vibratória (continuação)

Na matéria de Abril vimos a origem do treinamento, o que é a doença, qual o método de prevenção e o que é o aparelho. Agora veremos como ele funciona e como a plataforma vibratória atua.
A trepidação da plataforma provoca instabilidade no corpo, pois, cada vibração provoca um reflexo muscular involuntário de até 300 contrações por minuto com recursos para estimular todo o corpo. Além disso, estas contrações involuntárias promovem reflexos naturais em todos os músculos e ossos envolvidos em cada articulação do corpo, desenvolvendo músculos e ossos mais fortes. O segredo dessa nova tecnologia está na precisão das vibrações combinadas com os movimentos de estabilização do core ( músculos do assoalho pélvico e abdome), na minimização do alto impacto que poderia causar dor ou desconforto, na utilização de movimentos de simples execução que não exigem grande coordenação motora ou flexibilidade, em uma rotina de exercícios progressivos adaptados de forma individual, e que traz resultados surpreendentes, uma melhora incrível da força, da resistência e da condição física.
Esta é uma verdadeira inovação em treinamento e condicionamento físico garantindo hipertrofia das fibras musculares e aumento da densidade óssea. A plataforma vibratória estimula exatamente as fibras de ação rápida, além de incentivar a formação de massa óssea, o que faz com que a musculatura do idoso melhore, impedindo que ele sofra quedas. Com o estímulo da plataforma, as pessoas passam a ter mais força para fazer suas atividades diárias. As plataformas vibratórias são indicadas como tratamento coadjuvante da osteoporose. Um estudo realizado nos Estados Unidos com 70 mulheres na fase pós-menopausa mostrou que vibrações de baixa intensidade aplicadas durante 20 minutos diários podem inibir efetivamente a perda óssea na região da coluna e do fêmur. É importante ressaltar que, apesar de sua eficácia, as plataformas vibratórias não dispensam o tratamento farmacológico da doença.
Prevenir a osteoporose é mais fácil do que tratar. 

Osteoporose... é melhor prevenir do que tratar!

Treinamento em plataforma vibratória

A origem do treinamento
O treinamento com plataforma vibratória foi desenvolvido na década de 80, na antiga União Soviética, com o propósito de combater a perda de densidade óssea e massa muscular em astronautas que se submetiam a viagens espaciais com permanência em atmosfera sem ação de força gravitacional. Em seguida, ainda na União Soviética, começou a ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas e na recuperação após atividades físicas chamando assim a atenção de cientistas ocidentais que iniciaram pesquisas permitindo a ampliação de seu uso para áreas der reabilitação, fitness e estética.

A doença osteoporose
A osteoporose é uma das doenças mundiais mais comuns e debilitantes. A osteoporose tem como consequência ossos porosos, fraturas, dores, perda de movimento, incapacidade de realizar tarefas diárias e, em alguns casos, morte. Em todo o mundo, uma em cada três mulheres com mais de 50 anos irá sofrer fraturas osteoporóticas e o mesmo acontecerá a um em cada cinco homens. A osteoporose pode em muitos casos ser prevenida, caso seja inicialmente diagnosticada e devidamente tratada, evitando assim que as pessoas se exponham a limitações e fraturas desnecessárias.

Método de prevenção
Não é novidade que os estímulos físicos são extremamente importantes para os ossos, e que qualquer tipo de exercício pode ser considerado estimulador da formação de massa óssea. Entre os treinamentos físicos de tratamento de doenças ósseas temos a musculação e, seguindo o avanço das pesquisas científicas, incluímos as atividades proprioceptivas como o Pilates, o treinamento funcional e o treinamento em plataforma vibratória. O processo de estimulação fisiológica é o mesmo em todas as abordagens de treinamento, a diferença no treino em plataforma vibratória é que o corpo responde a uma força de gravidade e de aceleração muito maior, com isso obtém resultados mais efetivos e em prazo muito mais curto.

O aparelho
É uma plataforma vibratória que de acordo com o modelo ou fabricante tem um motor com maior ou menor potência e capacidade de criar estímulos vibratórios. A pessoa para conseguir se equilibrar em sua superfície, contrai instintivamente todos os músculos do corpo e, essa contração inicia o processo fisiológico que causa micro-lesões nos ossos fazendo com que o organismo aumente a produção de células de reconstrução óssea forçando o sistema ósteo-articular a fortalecer- se contra possíveis novas agressões, entre elas a osteoporose. O segredo da nova tecnologia está na precisão das vibrações. Não importa o peso da pessoa, a máquina está programada para fazer com que os músculos se contraiam de 25 a 60 vezes por segundo para estimular a reconstrução da densidade óssea. Á medida que o aluno progride, o professor vai aumentando a intensidade, a sobrecarga do treino e da aceleração das vibrações promovendo maiores desafios e aumentando progressivamente a resistência física do praticante.

Prevenir a osteoporose é mais fácil que tratar.

Cuide da sua coluna com PILATES !

São muitos os fatores que nos levam a um  quadro de dor e rigidez muscular. Entre eles está a falta de força, de amplitude articular e o processo do envelhecimento que pode causar rigidez nos tecidos conjuntivos em geral, contribuindo para as perdas da amplitude dos movimentos, da força e da flexibilidade com risco de causarem um déficit de equilíbrio ligado à idade. A intensidade da dor pode interferir no dia a dia das pessoas dificultando atividades comuns como andar, sentar, ficar de pé, dormir, subir e descer escada, respirar, amarrar o cordão do sapato etc.
O Método Pilates é uma proposta de atividade física com finalidades terapêuticas. Utiliza-se para a prevenção e/ou tratamento de fraturas osteoporóticas e diversas patologias osteoarticulares como artrites e artroses, desgaste das articulações, hérnias de disco, abuso de movimentos repetitivos e impactos nas articulações (LER) ou também por carregamento de muito peso. O Pilates pode ser indicado para promover o aumento da força muscular, o ganho de flexibilidade, a melhora da coordenação motora, do equilíbrio, da postura e da respiração, fazendo com que as dores  desapareçam. O ganho de força muscular através do método Pilates é adquirido com exercícios resistidos por cargas, que podem ser a gravidade, o peso do próprio corpo, as molas dos aparelhos ou as bolas. O aumento da força auxilia na remodelação óssea, através do estímulo mecânico que a contração muscular imprime aos ossos, promovendo a proteção desses e estabilizando a coluna. O fortalecimento, assim como em qualquer modalidade esportiva, é conquistado gradativamente. O alongamento gradativo dos músculos conquistado com o método promove a diminuição de encurtamentos e tensões musculares localizadas, os quais podem ser responsáveis por alterações posturais significativas que deixam as estruturas ósseas mais suscetíveis às tensões e desequilíbrios, principalmente na coluna cervical e lombar, auxiliando no reequilíbrio muscular entre todas as cadeias musculares. O estímulo à coordenação motora é constante durante a realização dos exercícios do Método Pilates. Ela é conquistada através da precisão dos movimentos e dos recursos utilizados durante o exercício. O manuseio das molas e bolas, a realização de exercícios unilaterais, bilaterais e alternados, desenvolvem no praticante o controle, a concentração e o equilíbrio corporal para a manutenção das posturas em que os  exercícios devam ser realizados. O equilíbrio e a estabilização da coluna são os principais objetivos do método, e com a conquista desses fatores conseguimos diminuir as dores na coluna e os riscos de fratura em indivíduos portadores de osteoporose. O alongamento axial promovido pelo Pilates é importante na prevenção das microfraturas das vértebras, principalmente das torácicas que são as mais acometidas, por diminuir a compressão exercida entre uma vértebra e sua adjacente. Pela ênfase dada ao trabalho respiratório durante a realização de cada um dos exercícios o Pilates promove a
reeducação da respiração e, dessa forma, reduz a tensão e o gasto de energia dos músculos envolvidos no processo respiratório.
 A filosofia do método Pilates define que a melhora da consciência corporal e do autoconhecimento são fundamentais para a realização de cada um dos movimentos do corpo. Pilates valoriza muito a interação do corpo e da mente para que haja perfeita harmonia e menor gasto de energia durante a realização das atividades da vida diária proporcionando saúde e bem-estar.
Pilates: valorizando hábitos e melhorando a qualidade de vida.